100 Dinâmicas de Grupo PDF

100 Dinâmicas de Grupo para Todas as Ocasiões: Um Guia Completo

100 Dinâmicas de grupo PDF: No ambiente corporativo e em diversos outros contextos sociais e educacionais, as dinâmicas de grupo rápidas são ferramentas poderosas para quebrar o gelo, integrar equipes, aprimorar a comunicação, estimular a criatividade e desenvolver habilidades de liderança e resolução de problemas.

Este artigo extenso compila 100 dinâmicas de grupo, organizadas em categorias para facilitar a escolha da atividade ideal para cada objetivo. O conteúdo a seguir serve como um manual prático para gestores, profissionais de RH, educadores e facilitadores.

Quebra-Gelo e Apresentação

Para dar o pontapé inicial em qualquer encontro, workshop ou formação de equipe, é essencial criar um ambiente acolhedor. As dinâmicas de confiança a seguir são perfeitas para quebrar a formalidade inicial, facilitar as apresentações e ajudar os participantes a se conhecerem de uma maneira leve e divertida.

1. Teia de Aranha de Apresentação

Objetivo: Promover a apresentação dos membros do grupo e ilustrar a interconexão entre eles.

Materiais: Um novelo de lã ou barbante.

Instruções:

  1. Os participantes formam um círculo.
  2. A primeira pessoa segura a ponta do novelo, diz seu nome e uma característica ou hobby.
  3. Em seguida, ela lança o novelo para outra pessoa no círculo, segurando a sua ponta do fio.
  4. A pessoa que recebe o novelo também se apresenta e, segurando o seu pedaço do fio, lança o novelo para outra pessoa.
  5. O processo continua até que todos tenham se apresentado, formando uma teia no centro do círculo.
  6. Ao final, o facilitador pode discutir como a teia representa a conexão do grupo.

2. Duas Verdades e Uma Mentira

Objetivo: Permitir que os participantes se conheçam de forma divertida e descontraída.

Materiais: Nenhum.

Instruções:

  1. Cada participante pensa em três afirmações sobre si mesmo: duas verdadeiras e uma falsa.
  2. Em turnos, cada pessoa compartilha suas três afirmações com o grupo.
  3. O restante do grupo vota em qual afirmação acredita ser a falsa.
  4. Após a votação, o participante revela a mentira.

3. Bingo Humano

Objetivo: Incentivar a interação e a descoberta de características em comum entre os participantes.

Materiais: Cartelas de bingo pré-preenchidas com características (ex: “Alguém que já viajou para o exterior”, “Alguém que fala mais de dois idiomas”) e canetas.

Instruções:

  1. Cada participante recebe uma cartela de bingo.
  2. Os participantes devem circular pela sala e encontrar pessoas que correspondam às características descritas na cartela, pedindo que assinem no espaço correspondente.
  3. O primeiro a completar uma linha, coluna ou a cartela inteira grita “Bingo!”.

4. Entrevista em Duplas

Objetivo: Facilitar uma apresentação mais profunda entre os participantes.

Materiais: Nenhum.

Instruções:

  1. Os participantes são divididos em duplas.
  2. Cada dupla tem de 5 a 10 minutos para se entrevistar mutuamente.
  3. Após o tempo determinado, cada participante apresenta seu parceiro para o grupo.

5. Qualidade em Comum

Objetivo: Formar subgrupos e promover a identificação entre os participantes.

Materiais: Nenhum.

Instruções:

  1. Os participantes circulam pela sala.
  2. O facilitador anuncia um critério (ex: “Encontrem pessoas que nasceram no mesmo mês que você”).
  3. Os participantes se agrupam de acordo com o critério.
  4. A dinâmica pode ser repetida com diferentes critérios.

6. A História do Meu Nome

Objetivo: Permitir uma partilha pessoal e significativa.

Materiais: Nenhum.

Instruções:

  1. Em círculo, cada participante compartilha a história por trás de seu nome: quem escolheu, por que, e qual o seu significado.

7. Super-herói Pessoal

Objetivo: Explorar as qualidades e aspirações dos participantes de forma lúdica.

Materiais: Papel e canetas.

Instruções:

  1. Cada participante desenha a si mesmo como um super-herói.
  2. No desenho, devem incluir um nome de herói, um superpoder e sua principal missão.
  3. Em seguida, cada um apresenta seu super-herói ao grupo.

8. Mapa Pessoal

Objetivo: Estimular a auto-reflexão e o compartilhamento de jornadas pessoais.

Materiais: Papel e canetas coloridas.

Instruções:

  1. Cada participante desenha um “mapa” da sua vida, com ilhas representando momentos importantes, rios como desafios, e tesouros como conquistas.
  2. Em pequenos grupos ou para todos, os participantes compartilham seus mapas.

9. Objeto Pessoal

Objetivo: Facilitar a apresentação através de um objeto com significado pessoal.

Materiais: Cada participante deve trazer um objeto pessoal.

Instruções:

  1. Em círculo, cada participante mostra o objeto que trouxe e explica por que ele é importante.

10. Linha do Tempo

Objetivo: Visualizar a diversidade de experiências do grupo.

Materiais: Uma longa fita de papel ou barbante no chão, representando uma linha do tempo.

Instruções:

  1. O facilitador estabelece um critério para a linha do tempo (ex: tempo de empresa, ano de nascimento).
  2. Os participantes se posicionam ao longo da linha do tempo de acordo com o critério.
  3. Isso gera discussões e percepções sobre a composição do grupo.

Categoria 2: Trabalho em Equipe e Colaboração

Após as apresentações iniciais, o próximo passo é construir a sinergia do grupo. As dinâmicas desta seção são focadas em desenvolver o espírito de equipe, a colaboração e a compreensão de que os melhores resultados são alcançados coletivamente.

11. Torre de Papel

Objetivo: Desenvolver o planejamento, a colaboração e a criatividade em equipe.

Materiais: Folhas de jornal, fita adesiva e uma tesoura por equipe.

Instruções:

  1. Divida os participantes em equipes.
  2. Cada equipe tem a tarefa de construir a torre mais alta possível usando apenas os materiais fornecidos, em um tempo limitado (ex: 15 minutos).
  3. A torre deve se sustentar sozinha.

12. Nó Humano

Objetivo: Melhorar a comunicação e a resolução de problemas em grupo.

Materiais: Nenhum.

Instruções:

  1. Os participantes formam um círculo, de pé e ombro a ombro.
  2. Todos estendem a mão direita e pegam a mão de alguém do outro lado do círculo.
  3. Em seguida, estendem a mão esquerda e pegam a mão de outra pessoa.
  4. A tarefa do grupo é desembaraçar o “nó” de braços sem soltar as mãos, formando um único círculo.

13. Deserto de Gelo

Objetivo: Praticar a tomada de decisão em equipe sob pressão.

Materiais: Uma lista de itens e um cenário de sobrevivência.

Instruções:

  1. Divida os participantes em equipes.
  2. Apresente um cenário: “Vocês estão em um deserto de gelo e precisam escolher 5 itens de uma lista de 15 para sobreviver”.
  3. Cada equipe deve discutir e chegar a um consenso sobre os itens a serem salvos e justificar suas escolhas.

14. Campo Minado

Objetivo: Desenvolver a confiança e a comunicação clara.

Materiais: Vendas para os olhos e obstáculos diversos (garrafas, cones, cadeiras).

Instruções:

  1. Crie um “campo minado” espalhando os obstáculos em uma área.
  2. Divida os participantes em duplas. Um será o “guia” e o outro, com os olhos vendados, será o “viajante”.
  3. O guia deve orientar verbalmente o viajante para atravessar o campo minado sem tocar nos obstáculos.

15. Quebra-cabeça em Branco

Objetivo: Ilustrar a importância da colaboração e da visão do todo.

Materiais: Um quebra-cabeça com a imagem voltada para baixo ou em branco.

Instruções:

  1. Divida os participantes em equipes.
  2. Cada equipe recebe as peças de um quebra-cabeça e deve montá-lo sem ver a imagem de referência.
  3. A primeira equipe a montar o quebra-cabeça corretamente vence.

16. Construção de Pontes

Objetivo: Estimular a engenhosidade, o planejamento e o trabalho em equipe.

Materiais: Palitos de picolé, cola, barbante e tesouras.

Instruções:

  1. Divida o grupo em equipes.
  2. A tarefa é construir uma ponte que consiga suportar um determinado peso (ex: um livro).
  3. Estipule um tempo para a construção e, ao final, teste a resistência das pontes.

17. Todos a Bordo

Objetivo: Promover a cooperação e a resolução criativa de problemas.

Materiais: Um pedaço de papelão ou um tapete pequeno.

Instruções:

  1. A equipe inteira deve conseguir ficar em cima do papelão.
  2. A cada rodada bem-sucedida, o facilitador diminui o tamanho do papelão.
  3. O desafio é manter todos “a bordo” à medida que o espaço diminui.

18. Círculo da Confiança

Objetivo: Desenvolver a confiança mútua dentro da equipe.

Materiais: Nenhum.

Instruções:

  1. Um voluntário fica no centro de um círculo apertado formado pelos outros participantes.
  2. O voluntário, de olhos fechados e corpo rígido, se deixa cair em qualquer direção.
  3. Os membros do círculo devem ampará-lo e gentilmente empurrá-lo de volta para o centro.

19. Desafio do Marshmallow

Objetivo: Fomentar a prototipagem rápida, a inovação e o aprendizado com os erros.

Materiais: Para cada equipe: 20 espaguetes, 1 metro de fita adesiva, 1 metro de barbante e 1 marshmallow.

Instruções:

  1. As equipes têm 18 minutos para construir a estrutura mais alta possível que sustente o marshmallow no topo.
  2. Vence a equipe com a estrutura mais alta e estável ao final do tempo.

20. O Barco Salva-Vidas

Objetivo: Praticar a negociação e a tomada de decisão em grupo.

Materiais: Uma lista de perfis de personagens.

Instruções:

  1. O grupo está em um barco que vai afundar e há um bote salva-vidas com capacidade limitada.
  2. Cada participante assume um papel (médico, engenheiro, professor, etc.).
  3. O grupo deve decidir coletivamente quem entrará no bote e justificar as escolhas.

Categoria 3: Comunicação

Uma comunicação eficaz é a espinha dorsal de qualquer equipe de sucesso. As atividades a seguir foram desenhadas para destacar a importância da clareza, da escuta ativa e da comunicação não-verbal, além de demonstrar como as mensagens podem ser facilmente distorcidas.

21. Desenho às Cegas

Objetivo: Dinâmica de Grupo para Idosos Evidenciar a importância da comunicação clara e da escuta ativa.

Materiais: Papel, canetas e desenhos simples.

Instruções:

  1. Divida os participantes em duplas, sentados de costas um para o outro.
  2. Um recebe um desenho e o outro, papel e caneta.
  3. A pessoa com o desenho deve descrevê-lo para que seu parceiro o desenhe, sem dizer o que é o objeto.
  4. Ao final, comparam os desenhos.

22. Telefone sem Fio Desenhado

Objetivo: Demonstrar como as mensagens podem ser distorcidas.

Materiais: Papel e canetas.

Instruções:

  1. Os participantes formam uma ou mais filas.
  2. A última pessoa da fila vê uma palavra ou frase simples e a desenha nas costas da pessoa à sua frente.
  3. Essa pessoa tenta interpretar o desenho e o redesenha nas costas do próximo, e assim por diante.
  4. O primeiro da fila desenha em um papel o que sentiu. Compara-se com a mensagem original.

23. Comunicação por Mímica

Objetivo: Explorar a comunicação não-verbal.

Materiais: Cartões com palavras ou frases.

Instruções:

  1. Um participante por vez pega um cartão e deve comunicar a palavra ou frase ao grupo apenas por mímica.
  2. O grupo tenta adivinhar.

24. A Ilha Deserta

Objetivo: A Dinâmica da Ilha deserta é Melhorar a argumentação e a persuasão.

Materiais: Nenhum.

Instruções:

  1. O grupo está em uma ilha deserta e só pode levar três objetos.
  2. Cada participante sugere um objeto e deve argumentar por que ele é essencial.
  3. O grupo deve negociar e decidir coletivamente os três objetos finais.

25. Escuta Ativa em Ação

Objetivo: Praticar a escuta ativa e a empatia.

Materiais: Nenhum.

Instruções:

  1. Em duplas, um participante (A) tem 3 minutos para falar sobre um tópico de sua escolha.
  2. O outro (B) apenas ouve, sem interromper.
  3. Após os 3 minutos, B resume o que A disse, focando nos sentimentos e mensagens principais.
  4. Trocam-se os papéis.

26. Venda Impossível

Objetivo: Desenvolver a criatividade na comunicação e o poder de persuasão.

Materiais: Objetos aleatórios (ex: um clipe de papel, um sapato velho).

Instruções:

  1. Cada participante (ou dupla) recebe um objeto “impossível” de vender.
  2. Eles têm alguns minutos para preparar um discurso de vendas e apresentá-lo ao grupo, tentando convencê-los a “comprar” o produto.

27. O Especialista

Objetivo: Trabalhar a clareza e a objetividade na comunicação.

Materiais: Cartões com temas complexos ou técnicos.

Instruções:

  1. Um participante sorteia um tema e se torna o “especialista”.
  2. Ele tem 3 minutos para explicar o tema para o grupo como se eles fossem leigos no assunto.
  3. O grupo avalia a clareza da explicação.

28. Histórias em Cadeia

Objetivo: Fomentar a escuta atenta e a construção coletiva de narrativas.

Materiais: Nenhum.

Instruções:

  1. Alguém começa uma história com uma frase (ex: “Era uma vez um gato roxo…”).
  2. Em sentido horário, cada participante adiciona uma frase à história, dando continuidade à narrativa.

29. Debates Estruturados

Objetivo: Praticar a argumentação, o respeito a opiniões diferentes e a comunicação assertiva.

Materiais: Tópicos polêmicos.

Instruções:

  1. Divida o grupo em dois.
  2. Apresente um tópico polêmico. Um grupo deve defender a posição “a favor” e o outro, “contra”, independentemente de suas opiniões pessoais.
  3. Conceda tempo para cada grupo preparar seus argumentos e depois realize o debate com regras de tempo e réplica.

30. Feedback Construtivo

Objetivo: Ensinar e praticar a arte de dar e receber feedback.

Materiais: Formulários de feedback (opcional).

Instruções:

  1. Em duplas ou trios, os participantes realizam uma tarefa simples (ex: montar uma pequena estrutura).
  2. Ao final, um participante dá feedback ao outro sobre seu desempenho na tarefa, usando a técnica do “sanduíche” (elogio, ponto a melhorar, elogio).

Categoria 4: Resolução de Problemas e Tomada de Decisão

Enfrentar desafios e tomar decisões cruciais são tarefas diárias em muitos ambientes profissionais. As dinâmicas desta categoria visam equipar os grupos com ferramentas e métodos para analisar problemas complexos, avaliar alternativas e chegar a conclusões bem fundamentadas de maneira colaborativa.

31. Estudo de Caso

Objetivo: Analisar um problema complexo e propor soluções em equipe.

Materiais: Um estudo de caso detalhado de um problema real ou fictício.

Instruções:

  1. Divida os participantes em equipes.
  2. Entregue o estudo de caso a cada equipe.
  3. As equipes devem analisar o problema, discutir possíveis soluções e preparar uma apresentação de suas recomendações.

32. Brainstorming Silencioso (Brainwriting)

Objetivo: Gerar um grande número de ideias, garantindo a participação de todos.

Materiais: Papel e canetas.

Instruções:

  1. O facilitador apresenta um problema ou questão.
  2. Cada participante escreve 3 ideias em um papel.
  3. Os papéis são passados para a pessoa ao lado, que lê as ideias e adiciona mais 3.
  4. O processo se repete por algumas rodadas. Ao final, as ideias são reunidas e discutidas.

33. Seis Chapéus do Pensamento

Objetivo: Desta dinâmica de grupo emoções  é analisar um problema sob diferentes perspectivas.

Materiais: Descrição dos seis chapéus (Branco: fatos, Vermelho: emoções, Preto: crítica, Amarelo: otimismo, Verde: criatividade, Azul: processo).

Instruções:

  1. Apresente um problema.
  2. O grupo “veste” um chapéu de cada vez para discutir o problema. Por exemplo, todos focam apenas nos fatos (chapéu branco), depois apenas nos aspectos positivos (chapéu amarelo).
  3. A sequência de chapéus pode variar, guiando a discussão de forma estruturada.

34. Análise do Campo de Força

Objetivo: Identificar as forças que ajudam e as que atrapalham a solução de um problema.

Materiais: Flip chart ou quadro branco.

Instruções:

  1. Defina o problema ou a meta desejada no centro do quadro.
  2. De um lado, o grupo lista todas as “forças impulsionadoras” (que ajudam a atingir o objetivo).
  3. Do outro lado, listam todas as “forças restritivas” (que dificultam).
  4. O grupo então discute como fortalecer as forças impulsionadoras e enfraquecer as restritivas.

35. Sobrevivência na Lua

Objetivo: Exercitar a tomada de decisão em grupo e a priorização.

Materiais: Cenário do acidente lunar e lista de itens de sobrevivência.

Instruções:

  1. Apresente o cenário: a nave caiu na Lua a 200km da base.
  2. Os participantes devem primeiro classificar individualmente 15 itens por ordem de importância para a sobrevivência.
  3. Depois, em grupo, devem chegar a um ranking consensual.
  4. Ao final, compare o ranking do grupo com o ranking de especialistas da NASA.

36. O Dilema do Prisioneiro

Objetivo: Explorar a tensão entre cooperação e competição.

Materiais: Matriz de pontos para diferentes escolhas.

Instruções:

  1. Divida os participantes em duas equipes que não podem se comunicar.
  2. Em cada rodada, as equipes devem escolher secretamente entre “cooperar” ou “trair”.
  3. A pontuação de cada equipe depende da combinação das escolhas (ex: se ambas cooperam, ambas ganham pontos; se uma trai e a outra coopera, a que traiu ganha muitos pontos e a outra perde).
  4. O objetivo é maximizar a própria pontuação ao longo de várias rodadas.

37. Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe)

Objetivo: Identificar as causas-raiz de um problema.

Materiais: Quadro branco ou flip chart.

Instruções:

  1. Escreva o problema na “cabeça” do peixe.
  2. Desenhe as “espinhas” principais, que representam categorias de causas (ex: Método, Mão de obra, Máquina, Material, Meio Ambiente, Medida).
  3. O grupo faz um brainstorming para identificar as possíveis causas dentro de cada categoria.

38. Role Playing de Conflitos

Objetivo: Praticar a resolução de conflitos de forma segura e controlada.

Materiais: Cenários de conflitos interpessoais.

Instruções:

  1. Apresente um cenário de conflito (ex: dois colegas com opiniões diferentes sobre um projeto).
  2. Dois ou mais voluntários assumem os papéis e encenam a situação, tentando encontrar uma solução.
  3. O grupo observa e depois discute o que foi bem e o que poderia ser melhorado.

39. Simulação de Negociação

Objetivo: Desenvolver habilidades de negociação e busca de soluções ganha-ganha.

Materiais: Cenários de negociação com diferentes interesses para cada parte.

Instruções:

  1. Divida o grupo em duas ou mais partes (ex: comprador e vendedor).
  2. Cada parte recebe informações confidenciais sobre seus objetivos e limites.
  3. As partes negociam para tentar chegar a um acordo que satisfaça seus interesses.

40. O Advogado do Inimigo

Objetivo: Dinâmicas sobre sentimentos e emoções é Incentivar o pensamento crítico e a análise de todos os ângulos de uma decisão.

Materiais: Nenhum.

Instruções:

  1. Quando o grupo estiver prestes a tomar uma decisão, um ou mais membros são designados como “advogados do diabo”.
  2. Sua função é criticar a decisão proposta, levantar possíveis falhas, riscos e objeções, forçando o grupo a defender e refinar sua escolha.

Categoria 5: Criatividade e Inovação

Para se destacar em um mundo em constante mudança, a capacidade de pensar fora da caixa é fundamental. As dinâmicas a seguir são projetadas para destravar o potencial criativo, encorajar a geração de novas ideias e promover uma cultura de inovação dentro do grupo.

41. Tempestade de Ideias (Brainstorming) Clássico

Objetivo: Gerar um grande volume de ideias sem julgamento inicial.

Materiais: Flip chart ou quadro branco e canetas.

Instruções:

  1. Apresente um problema ou tema.
  2. Os participantes dizem todas as ideias que vêm à mente, por mais absurdas que pareçam.
  3. Um facilitador anota todas as ideias.
  4. A regra principal é: quantidade sobre qualidade, e nenhuma crítica é permitida durante a fase de geração. A avaliação vem depois.

42. SCAMPER

Objetivo: Estimular a criatividade aplicando um conjunto de verbos a um produto ou ideia existente.

Materiais: Um produto ou ideia para ser trabalhado.

Instruções:

  1. Apresente o produto/ideia.
  2. O grupo aplica as perguntas do acrônimo SCAMPER:
    • Substituir?
    • Combinar?
    • Adaptar?
    • Modificar?
    • Propor outros usos?
    • Eliminar?
    • Reverter ou Rearranjar?
  3. As respostas geram novas ideias e inovações.

43. Associação de Palavras

Objetivo: Desbloquear o pensamento criativo através de conexões inusitadas.

Materiais: Cartões com palavras aleatórias.

Instruções:

  1. O facilitador apresenta um desafio (ex: “Como podemos melhorar nosso atendimento ao cliente?”).
  2. Um participante sorteia uma palavra aleatória (ex: “elefante”).
  3. O grupo deve gerar ideias para o desafio que tenham alguma conexão com a palavra sorteada.

44. E se…?

Objetivo: Explorar possibilidades criativas removendo restrições.

Materiais: Nenhum.

Instruções:

  1. Apresente um problema.
  2. O grupo começa a fazer perguntas iniciadas com “E se…?”.
    • “E se o dinheiro não fosse um problema?”
    • “E se pudéssemos quebrar as leis da física?”
    • “E se nossos clientes fossem crianças?”
  3. As respostas a essas perguntas podem levar a soluções inovadoras.

45. Mural Coletivo

Objetivo: Expressar a criatividade de forma visual e colaborativa.

Materiais: Um grande painel de papel ou quadro, canetas coloridas, revistas para recorte, cola, etc.

Instruções:

  1. Defina um tema central (ex: “O Futuro da Nossa Equipe”).
  2. Os participantes, individualmente ou em conjunto, contribuem para o mural com desenhos, colagens, palavras-chave e frases que representem suas ideias e sentimentos sobre o tema.

46. Criação de um Novo Produto

Objetivo: Exercitar a criatividade, o marketing e o trabalho em equipe.

Materiais: Materiais de escritório diversos (caixas, potes, clipes, papel colorido, etc.).

Instruções:

  1. Divida os participantes em equipes.
  2. Cada equipe deve usar os materiais disponíveis para criar um “protótipo” de um novo produto.
  3. Ao final, cada equipe apresenta seu produto, explicando o que é, para que serve e por que as pessoas deveriam comprá-lo.

47. Roteiro de Filme

Objetivo: Estimular a narrativa criativa e a colaboração.

Materiais: Papel e caneta.

Instruções:

  1. Divida os participantes em equipes.
  2. Dê a cada equipe um gênero de filme (comédia, ficção científica, suspense) e alguns elementos obrigatórios (um objeto, um personagem, uma frase).
  3. As equipes têm um tempo para criar a sinopse de um roteiro de filme.
  4. As sinopses são lidas para o grupo.

48. O Círculo dos Gênios

Objetivo: Gerar soluções criativas incorporando diferentes personas.

Materiais: Cartões com nomes de personalidades famosas (ex: Steve Jobs, Albert Einstein, Madre Teresa).

Instruções:

  1. Apresente um problema.
  2. Cada participante sorteia um cartão e “incorpora” aquela personalidade.
  3. Em rodadas, cada um oferece uma solução para o problema sob a perspectiva do seu personagem.

49. Inversão de Papéis

Objetivo: Gerar empatia e novas perspectivas criativas.

Materiais: Nenhum.

Instruções:

  1. Identifique um problema que envolve diferentes partes (ex: clientes e atendentes).
  2. O grupo é dividido, e cada subgrupo assume o papel da outra parte.
  3. Eles devem discutir o problema do ponto de vista que assumiram, gerando insights sobre as dores e necessidades do outro lado.

50. Desenho em Grupo

Objetivo: Promover a criatividade espontânea e a colaboração não-verbal.

Materiais: Uma folha grande de papel e uma caneta.

Instruções:

  1. Um participante começa fazendo um risco qualquer no papel.
  2. Ele passa o papel e a caneta para a pessoa ao lado, que deve adicionar outro risco, dando continuidade ao desenho.
  3. O processo continua até que todos tenham contribuído várias vezes e um desenho coletivo tenha se formado.

Categoria 6: Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal

O desenvolvimento de uma equipe começa com o desenvolvimento individual de seus membros. Portanto, as dinâmicas desta seção incentivam a auto-reflexão, ajudam a identificar forças e valores pessoais e promovem um maior entendimento de si mesmo e dos outros.

51. Janela de Johari

Objetivo: Aumentar o autoconhecimento e a compreensão mútua.

Materiais: Lista de adjetivos, papel e caneta.

Instruções:

  1. Cada participante escolhe 5-6 adjetivos de uma lista que ele acha que o descrevem.
  2. Os outros membros do grupo (ou um parceiro) também escolhem 5-6 adjetivos que descrevem essa pessoa.
  3. Os adjetivos são então mapeados em quatro quadrantes:
    • Arena (Eu Aberto): Adjetivos escolhidos por si e pelos outros.
    • Fachada (Eu Secreto): Adjetivos escolhidos apenas por si.
    • Ponto Cego: Adjetivos escolhidos apenas pelos outros.
    • Desconhecido: Adjetivos não escolhidos por ninguém.
  4. A reflexão sobre a janela ajuda a expandir a “Arena”.

52. Roda da Vida

Objetivo: Avaliar o equilíbrio entre diferentes áreas da vida.

Materiais: Um círculo dividido em 8 ou 10 fatias (representando áreas como carreira, finanças, saúde, família, etc.) para cada participante.

Instruções:

  1. Cada participante pinta cada fatia do centro para a borda, de acordo com seu nível de satisfação em cada área (0 = insatisfeito, 10 = totalmente satisfeito).
  2. O resultado é uma “roda”. Se ela estiver “torta” e “pequena”, dificilmente “rodará” suavemente.
  3. A dinâmica promove a reflexão sobre quais áreas precisam de mais atenção.

53. Minha Linha da Vida

Objetivo: Refletir sobre a própria trajetória, identificando altos e baixos.

Materiais: Papel e caneta.

Instruções:

  1. Cada participante desenha uma linha horizontal em um papel, representando sua vida.
  2. Eles marcam pontos acima da linha para eventos positivos e pontos abaixo para eventos negativos.
  3. A altura ou profundidade do ponto indica a intensidade da experiência.
  4. O compartilhamento (opcional) pode gerar grande conexão e empatia.

54. Carta para o Futuro

Objetivo: Estabelecer metas e visões pessoais.

Materiais: Papel e envelope.

Instruções:

  1. Cada participante escreve uma carta para si mesmo, para ser lida em uma data futura (ex: daqui a um ano).
  2. Na carta, eles descrevem seus objetivos, sonhos e o que esperam ter alcançado até lá.
  3. O facilitador pode guardar as cartas e entregá-las na data combinada.

55. Círculo de Elogios

Objetivo: Fortalecer a autoestima e o reconhecimento positivo no grupo.

Materiais: Nenhum.

Instruções:

  1. Os participantes sentam-se em círculo.
  2. Um participante por vez vai para o centro do círculo.
  3. Os demais participantes, um a um, fazem um elogio sincero à pessoa que está no centro.

56. Quem Sou Eu?

Objetivo: Estimular a reflexão sobre a própria identidade.

Materiais: Post-its e caneta.

Instruções:

  1. Cada participante escreve o nome de uma pessoa famosa, personagem ou animal nas costas de um colega, sem que ele veja.
  2. Cada um, na sua vez, deve fazer perguntas de “sim” ou “não” ao grupo para tentar adivinhar quem ele é.

57. Galeria de Heróis

Objetivo: Identificar e compartilhar as próprias forças e virtudes.

Materiais: Papel e canetas.

Instruções:

  1. Peça aos participantes para pensarem em seus “heróis” pessoais (pessoas que admiram).
  2. Eles devem listar as qualidades que mais admiram nesses heróis.
  3. Em seguida, peça que reflitam sobre quais dessas qualidades eles também possuem.
  4. O compartilhamento revela as forças e valores do grupo.

58. Meu Legado

Objetivo: Refletir sobre o impacto que se deseja deixar no mundo.

Materiais: Papel e caneta.

Instruções:

  1. Peça aos participantes para imaginarem seu próprio funeral ou festa de 80 anos.
  2. Eles devem escrever o que gostariam que as pessoas dissessem sobre eles.
  3. A reflexão ajuda a alinhar as ações do presente com os valores e o legado desejado.

59. Âncoras da Carreira

Objetivo: Ajudar os participantes a identificar seus principais motivadores de carreira.

Materiais: Questionário sobre âncoras de carreira (baseado no modelo de Edgar Schein).

Instruções:

  1. Os participantes respondem a um questionário que os ajuda a identificar suas principais âncoras (ex: segurança e estabilidade, autonomia, desafio técnico, etc.).
  2. A discussão em grupo pode ajudar a entender as diferentes motivações dentro de uma equipe.

60. O Presente

Objetivo: Promover a gratidão e a valorização das qualidades dos outros.

Materiais: Papel e caneta.

Instruções:

  1. Cada participante escreve seu nome em um papel e o coloca em um recipiente.
  2. Cada um sorteia o nome de um colega (se pegar o próprio nome, sorteia de novo).
  3. Em segredo, cada um deve escrever um “presente” simbólico para a pessoa que sorteou, que na verdade é uma qualidade ou característica positiva que admira nela.
  4. Os “presentes” são lidos em voz alta, e o grupo tenta adivinhar para quem é.

Categoria 7: Liderança

Líderes não nascem prontos; eles são desenvolvidos. As atividades desta seção são focadas em explorar os diferentes estilos e qualidades da liderança, permitindo que os participantes pratiquem habilidades cruciais como delegação, comunicação de visão e tomada de decisão sob pressão.

61. Líderes que Admiramos

Objetivo: Identificar e discutir as qualidades de uma boa liderança.

Materiais: Flip chart ou quadro branco.

Instruções:

  1. Divida os participantes em pequenos grupos.
  2. Cada grupo deve discutir e escolher um líder (real ou fictício) que todos admiram.
  3. Eles devem listar as características e ações que fazem dessa pessoa um grande líder.
  4. Cada grupo apresenta suas conclusões, e o facilitador consolida as qualidades de liderança no quadro.

62. Delegação Eficaz

Objetivo: Praticar a habilidade de delegar tarefas de forma clara e motivadora.

Materiais: Tarefas complexas para serem divididas (ex: organizar um evento fictício).

Instruções:

  1. Divida os participantes em equipes, designando um líder para cada.
  2. O líder recebe a descrição da tarefa principal e deve dividi-la em subtarefas e delegá-las aos membros de sua equipe.
  3. O líder não pode executar as tarefas, apenas coordenar e comunicar.
  4. Ao final, discute-se como foi o processo de delegação em cada equipe.

63. Seguindo o Líder

Objetivo: Explorar a dinâmica de liderança e seguidores de forma não-verbal.

Materiais: Nenhum.

Instruções:

  1. Um voluntário sai da sala.
  2. O grupo escolhe secretamente um “líder”.
  3. O voluntário volta e fica no centro do círculo.
  4. O líder começa a fazer um movimento (bater palmas, estalar os dedos, etc.), e todos os outros o imitam. O líder deve mudar de movimento discretamente de tempos em tempos.
  5. O voluntário no centro tem três chances para adivinhar quem é o líder.

64. O Desafio do Líder Cego

Objetivo: Demonstrar a importância da confiança e da comunicação na liderança.

Materiais: Vendas para os olhos e uma tarefa a ser realizada (ex: montar uma estrutura de blocos).

Instruções:

  1. Divida em equipes. O líder de cada equipe é vendado.
  2. A equipe deve realizar uma tarefa física, mas apenas o líder pode tocar nas peças.
  3. Os membros da equipe devem instruir verbalmente o líder cego sobre como montar a estrutura.

65. Tomando Decisões Impopulares

Objetivo: Simular a pressão de tomar decisões que podem desagradar a equipe.

Materiais: Cenários de decisões difíceis (ex: cortar custos, mudar um projeto).

Instruções:

  1. Um voluntário assume o papel de líder.
  2. Apresente ao líder um cenário em que ele precisa tomar uma decisão impopular e comunicá-la à equipe (o resto do grupo).
  3. O líder apresenta a decisão e justifica suas razões, enquanto a equipe pode questionar e expressar seu descontentamento.
  4. O exercício é seguido por uma discussão sobre como lidar com essas situações.

66. O Aquário (Fishbowl)

Objetivo: Permitir uma discussão focada sobre liderança, com observação ativa.

Materiais: Cadeiras.

Instruções:

  1. Forme um pequeno círculo de cadeiras no centro da sala (o “aquário”) e um círculo maior de cadeiras ao redor.
  2. Um grupo de voluntários (os “peixes”) senta-se no aquário para discutir um tema de liderança.
  3. O grupo externo apenas observa e escuta.
  4. Após um tempo, os grupos podem trocar de lugar ou o grupo externo pode fazer perguntas aos “peixes”.

67. Construindo uma Visão

Objetivo: Praticar a criação e comunicação de uma visão inspiradora.

Materiais: Flip chart ou quadro branco.

Instruções:

  1. Divida em equipes, com um líder designado.
  2. A tarefa do líder é guiar sua equipe na criação de uma “visão” para o futuro do departamento ou da empresa.
  3. O líder deve facilitar a discussão, garantir que todos contribuam e, ao final, ser capaz de articular a visão de forma clara e convincente para o resto do grupo.

68. Priorização de Tarefas (Matriz de Eisenhower)

Objetivo: Treinar líderes na priorização de tarefas com base na urgência e importância.

Materiais: Uma lista de tarefas de um líder e um modelo da Matriz de Eisenhower (Urgente/Não Urgente vs. Importante/Não Importante).

Instruções:

  1. Cada participante (ou equipe) recebe a lista de tarefas.
  2. Eles devem classificar cada tarefa nos quatro quadrantes da matriz.
  3. A discussão foca em como lidar com cada quadrante (Fazer agora, Agendar, Delegar, Eliminar).

69. O Líder Servidor

Objetivo: Discutir e praticar os princípios da liderança servidora.

Materiais: Cenários que requerem apoio à equipe.

Instruções:

  1. Apresente o conceito de líder servidor (aquele que foca em primeiro servir e apoiar sua equipe).
  2. Em grupos, discuta-se cenários como: “Um membro da equipe está desmotivado. O que um líder servidor faria?”.
  3. Os grupos compartilham suas abordagens, destacando ações de apoio, remoção de obstáculos e desenvolvimento de pessoas.

70. Feedback para o Líder

Objetivo: Criar um ambiente seguro para que a equipe forneça feedback construtivo à sua liderança.

Materiais: Post-its e canetas.

Instruções:

  1. O líder se retira brevemente da sala.
  2. A equipe escreve em post-its (de forma anônima) coisas que o líder deveria “Começar a fazer”, “Parar de fazer” e “Continuar a fazer”.
  3. Os post-its são colados em um quadro.
  4. O líder volta e lê o feedback, podendo fazer perguntas para esclarecer, mas sem justificar. O objetivo é ouvir.

Categoria 8: Energizantes e Divertidas

Às vezes, tudo o que um grupo precisa é de uma pausa para recarregar as energias. Consequentemente, as atividades a seguir são rápidas, divertidas e perfeitas para quebrar a monotonia, aumentar o nível de energia e trazer um pouco de riso e descontração para o ambiente.

71. O Jogo da Bexiga

Objetivo: Energizar o grupo e promover a descontração.

Materiais: Bexigas (balões).

Instruções:

  1. Dê uma bexiga para cada participante.
  2. O objetivo é manter sua bexiga no ar usando qualquer parte do corpo, exceto as mãos.
  3. Aumente o desafio pedindo para que o grupo mantenha todas as bexigas no ar coletivamente.

72. Zíper, ZAP, ZOP

Objetivo: Aumentar a energia e a concentração.

Materiais: Nenhum.

Instruções:

  1. O grupo forma um círculo.
  2. A primeira pessoa diz “Zíper” para a pessoa à sua direita, fazendo um gesto de fechar um zíper.
  3. A energia passa de pessoa a pessoa. A qualquer momento, alguém pode dizer “ZAP” para a pessoa à sua esquerda, mudando a direção da energia.
  4. Ou pode dizer “ZOP” para alguém do outro lado do círculo, e a energia recomeça a partir daquela pessoa. Quem hesita ou erra, sai do jogo.

73. A Orquestra Maluca

Objetivo: Promover a criatividade e a diversão em grupo.

Materiais: Nenhum.

Instruções:

  1. Divida o grupo em seções de uma orquestra (cordas, sopros, percussão, etc.).
  2. Cada seção escolhe um som e um movimento para o seu “instrumento”.
  3. Um “maestro” rege a orquestra, indicando qual seção deve “tocar”, em que volume e velocidade.

74. O Jogo da Risada

Objetivo: Relaxar e criar um ambiente positivo.

Materiais: Nenhum.

Instruções:

  1. Uma pessoa se deita no chão.
  2. A próxima pessoa deita, apoiando a cabeça na barriga da primeira.
  3. A terceira apoia a cabeça na barriga da segunda, e assim por diante.
  4. A primeira pessoa começa dizendo “Ha”. A segunda diz “Ha Ha”. A terceira, “Ha Ha Ha”. O contato físico e o som fazem com que a risada se torne contagiante e incontrolável.

75. Corrida de Carrinhos de Mão Humanos

Objetivo: Energizar, promover o trabalho em dupla e a diversão.

Materiais: Espaço livre.

Instruções:

  1. Divida em duplas.
  2. Uma pessoa fica na posição de prancha no chão, e a outra segura suas pernas.
  3. As duplas competem em uma corrida até uma linha de chegada.

76. Dança das Cadeiras Cooperativa

Objetivo: Transformar um jogo competitivo em um exercício de colaboração.

Materiais: Cadeiras e música.

Instruções:

  1. Comece como a dança das cadeiras tradicional, mas a cada rodada que uma cadeira é removida, ninguém é eliminado.
  2. O objetivo é que o grupo consiga que todos se sentem nas cadeiras restantes, não importa como (no colo, espremidos, etc.).

77. Quem Sou Eu Animal?

Objetivo: Divertir e relaxar o grupo.

Materiais: Post-its com nomes de animais.

Instruções:

  1. Cole um post-it com o nome de um animal na testa de cada participante, sem que ele veja.
  2. Os participantes devem andar pela sala e fazer o som e os gestos do animal que acreditam que o outro é, para ajudá-lo a adivinhar.

78. A Salada de Frutas

Objetivo: Quebrar a monotonia e movimentar o grupo.

Materiais: Cadeiras.

Instruções:

  1. Os participantes sentam-se em círculo, com uma pessoa de pé no centro.
  2. O facilitador atribui o nome de 3 ou 4 frutas aos participantes (ex: Pera, Maçã, Banana, Uva).
  3. A pessoa no centro grita o nome de uma fruta (ex: “Maçã!”). Todas as “maçãs” devem trocar de lugar.
  4. A pessoa no centro tenta pegar um lugar vago. Quem ficar sem lugar vai para o centro.
  5. Se a pessoa no centro gritar “Salada de Frutas!”, todos devem trocar de lugar.

79. Escravos de Jó Cativante

Objetivo: Melhorar a coordenação, o foco e a energia.

Materiais: Um objeto pequeno para cada participante (caneta, pedra, etc.).

Instruções:

  1. Sentados em círculo, os participantes cantam a música “Escravos de Jó” enquanto passam os objetos para o vizinho da direita, seguindo os comandos da canção (“tira”, “põe”, “deixa ficar”).

80. O Jogo do “Sim”

Objetivo: Promover o pensamento positivo e a improvisação.

Materiais: Nenhum.

Instruções:

  1. Em duplas, os participantes devem planejar algo (uma festa, uma viagem).
  2. A regra é que cada frase dita pelo parceiro deve ser respondida com “Sim, e…”, adicionando algo à ideia.
  3. A dinâmica impede a negação e força a construção conjunta de ideias.

Categoria 9: Integração e Fortalecimento de Vínculos

Para que um grupo se torne uma equipe de verdade, é preciso construir laços de confiança e pertencimento. Nesse sentido, as dinâmicas a seguir são voltadas para aprofundar relacionamentos, criar uma identidade coletiva e fortalecer os vínculos entre os membros.

81. A Cápsula do Tempo da Equipe

Objetivo: Criar um registro dos valores e objetivos atuais da equipe para o futuro.

Materiais: Uma caixa, papel, canetas e objetos simbólicos.

Instruções:

  1. A equipe discute e escreve sobre seu estado atual: seus sucessos, desafios, e metas para o futuro (ex: 1 ano).
  2. Cada membro pode adicionar um objeto simbólico na caixa.
  3. A caixa é selada e guardada para ser aberta na data combinada.

82. Speed Networking

Objetivo: Permitir que membros de equipes grandes ou de diferentes setores se conheçam rapidamente.

Materiais: Cronômetro.

Instruções:

  1. Os participantes formam duas filas, uma de frente para a outra.
  2. Cada dupla tem 2-3 minutos para conversar.
  3. Quando o tempo acaba, uma das filas se move uma posição para o lado, e a conversa recomeça com um novo parceiro.

83. Jantar ou Almoço Coletivo

Objetivo: Promover a integração em um ambiente informal.

Materiais: Comida e bebida.

Instruções:

  1. Organize um almoço ou jantar onde cada membro da equipe (ou um pequeno grupo) é responsável por trazer um prato.
  2. O foco é a conversa e a interação fora do ambiente de trabalho.

84. Amigo Secreto de Qualidades

Objetivo: Fortalecer os laços através do reconhecimento de características positivas.

Materiais: Papel e caneta.

Instruções:

  1. Realize um sorteio de amigo secreto.
  2. Em vez de um presente material, no dia da revelação, cada pessoa deve falar sobre as qualidades que admira em seu amigo secreto.

85. O Mapa de Afinidades

Objetivo: Visualizar as conexões e interesses em comum dentro do grupo.

Materiais: Um grande painel de papel, post-its e canetas.

Instruções:

  1. Escreva o nome de cada participante em um post-it e cole no painel.
  2. O grupo começa a compartilhar hobbies, gostos musicais, filmes favoritos, etc.
  3. Sempre que duas ou mais pessoas compartilham um interesse, desenhe uma linha conectando seus nomes e escreva o interesse em comum na linha.
  4. O resultado é um mapa visual da rede de afinidades da equipe.

86. Construção da Identidade da Equipe

Objetivo: Definir coletivamente a identidade e o propósito da equipe.

Materiais: Flip chart.

Instruções:

  1. A equipe discute e define em conjunto:
    • Um nome para a equipe.
    • Um lema ou slogan.
    • 3 a 5 valores que guiarão o trabalho da equipe.
    • Um mascote ou símbolo.
  2. O resultado pode ser transformado em um banner ou pôster para o local de trabalho.

87. O Painel de Reconhecimento

Objetivo: Criar uma cultura de reconhecimento e gratidão contínua.

Materiais: Um quadro de cortiça ou quadro branco, post-its e canetas.

Instruções:

  1. Instale um “Painel de Reconhecimento” em um local visível.
  2. Incentive os membros da equipe a escreverem notas de agradecimento ou reconhecimento a colegas que os ajudaram e a afixá-las no painel.

88. Dia de Voluntariado

Objetivo: Unir a equipe em torno de uma causa social, fortalecendo os laços e o senso de propósito.

Materiais: Depende da ação de voluntariado.

Instruções:

  1. A equipe escolhe uma causa ou instituição para apoiar.
  2. Organizem um dia para realizar uma ação voluntária juntos (ex: reformar uma creche, fazer uma campanha de arrecadação).

89. Desafio de Escape Room

Objetivo: Fortalecer a colaboração, comunicação e resolução de problemas em um ambiente lúdico e desafiador.

Materiais: Contratar um serviço de Escape Room ou criar um cenário próprio.

Instruções:

  1. A equipe é “trancada” em uma sala temática.
  2. Eles têm um tempo limitado (geralmente 60 minutos) para desvendar enigmas, encontrar pistas e “escapar” da sala.

90. A Corrente do Bem

Objetivo: Promover a gentileza e a colaboração no dia a dia.

Materiais: Nenhum.

Instruções:

  1. Um membro da equipe começa fazendo um pequeno favor ou um gesto de gentileza a um colega.
  2. A pessoa que recebeu a gentileza deve “passar adiante”, fazendo uma gentileza para outra pessoa da equipe.
  3. A ideia é criar uma “corrente” de boas ações que se espalha pelo grupo.

Categoria 10: Planejamento e Feedback

Finalmente, para garantir a melhoria contínua e o alinhamento de objetivos, é crucial ter momentos de planejamento e feedback estruturado. As dinâmicas desta última seção oferecem métodos eficazes para avaliar o progresso, planejar os próximos passos e cultivar uma cultura de feedback aberto e construtivo.

91. Análise SWOT Pessoal e de Equipe

Objetivo: Avaliar Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Materiais: Flip chart ou quadro dividido em 4 quadrantes.

Instruções:

  1. O grupo discute e lista os pontos para cada uma das quatro áreas (SWOT), tanto em nível individual (cada um faz o seu) quanto em nível de equipe.
  2. A análise serve como base para um plano de ação: como usar as forças, melhorar as fraquezas, aproveitar as oportunidades e mitigar as ameaças.

92. Start, Stop, Continue

Objetivo: Coletar feedback rápido e acionável sobre um projeto ou processo.

Materiais: Flip chart ou quadro dividido em 3 colunas.

Instruções:

  1. O grupo discute e lista ações ou comportamentos que a equipe deveria:
    • Start: Começar a fazer.
    • Stop: Parar de fazer.
    • Continue: Continuar a fazer.
  2. É uma forma simples e eficaz de promover a melhoria contínua.

93. Roteiro do Futuro

Objetivo: Planejar os próximos passos de um projeto ou da equipe de forma visual.

Materiais: Uma longa folha de papel (linha do tempo), post-its e canetas.

Instruções:

  1. Desenhe uma linha do tempo no papel (ex: próximos 3 meses).
  2. O grupo usa post-its para adicionar marcos, entregas e ações importantes ao longo da linha do tempo.
  3. A visualização ajuda a alinhar expectativas e a identificar possíveis gargalos.

94. O Barômetro do Humor

Objetivo: Aferir o “clima” da equipe de forma rápida e visual.

Materiais: Um quadro com um “barômetro” desenhado (com níveis como “Ensolarado”, “Nublado”, “Tempestuoso”) e post-its.

Instruções:

  1. No início de uma reunião, cada membro coloca um post-it (pode ser anônimo) no nível do barômetro que melhor representa seu humor ou sentimento em relação ao projeto/trabalho.
  2. Isso dá ao líder uma leitura rápida da moral da equipe.

95. Retrospectiva da Estrela-do-mar

Objetivo: Estruturar uma sessão de feedback de forma mais detalhada.

Materiais: Quadro branco dividido em 5 áreas.

Instruções:

  1. O grupo reflete sobre o último período de trabalho e adiciona post-its nas 5 áreas:
    • Manter: Coisas boas que devem ser mantidas.
    • Menos de: Coisas que são úteis, mas em excesso. Fazer menos.
    • Mais de: Coisas boas que devem ser ampliadas.
    • Começar a: Novas ideias para experimentar.
    • Parar de: Coisas que não funcionam e devem ser eliminadas.

96. O Elevador

Objetivo: Praticar a comunicação concisa de um plano ou projeto (Elevator Pitch).

Materiais: Cronômetro.

Instruções:

  1. Em grupos, os participantes devem criar uma descrição de um projeto ou plano.
  2. Cada grupo tem 60 segundos para “vender” sua ideia para o resto dos participantes, como se estivessem em uma curta viagem de elevador com um stakeholder importante.

97. O que? E daí? E agora?

Objetivo: Estruturar a reflexão e o planejamento após uma atividade ou projeto.

Materiais: Quadro dividido em 3 colunas.

Instruções:

  1. O que? (What?): O grupo descreve objetivamente o que aconteceu.
  2. E daí? (So What?): O grupo discute a importância e as implicações do que aconteceu. Por que isso importa?
  3. E agora? (Now What?): O grupo define os próximos passos e ações com base na reflexão.

98. A Roda de Feedback

Objetivo: Dar e receber feedback de forma estruturada e individual.

Materiais: Papel e caneta para cada participante.

Instruções:

  1. Cada participante desenha um círculo com seu nome no centro.
  2. Os papéis circulam pelo grupo, e cada membro escreve um feedback construtivo (anônimo ou não) na folha de cada colega.
  3. Ao final, cada um recebe de volta sua folha, com um panorama de feedbacks de toda a equipe.

99. Mapeamento de Stakeholders

Objetivo: Identificar todas as partes interessadas em um projeto e planejar a comunicação com elas.

Materiais: Quadro branco.

Instruções:

  1. O grupo faz um brainstorming de todos os possíveis stakeholders (internos e externos) de um projeto.
  2. Eles então mapeiam esses stakeholders em uma matriz de Poder vs. Interesse para definir a melhor estratégia de engajamento para cada um.

100. Celebração de Sucessos

Objetivo: Concluir um ciclo de trabalho com foco no positivo e fortalecer a moral da equipe.

Materiais: Depende da celebração.

Instruções:

  1. Ao final de um projeto ou de um trimestre, organize uma reunião específica para celebrar as conquistas.
  2. Cada membro pode compartilhar uma vitória pessoal ou da equipe da qual se orgulha.
  3. Pode ser combinado com um café da manhã, happy hour ou a entrega de pequenos prêmios simbólicos. O importante é reconhecer o esforço e o sucesso.

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