Atividade sobre Bullying – 3º Ano

Atividade sobre Bullying – 3º Ano: Aprendendo Sobre Bullying: Respeito e Convivência na Escola

Esta atividade foi desenvolvida para alunos do 3º ano com o objetivo de ajudá-los a identificar e compreender o que é bullying, além de refletir sobre suas consequências e como podemos preveni-lo no ambiente escolar.

Através de questões de múltipla escolha, perguntas interpretativas e reflexivas, os alunos irão explorar a importância de atitudes respeitosas e empáticas com seus colegas, contribuindo para a construção de um espaço escolar mais acolhedor e inclusivo.

Download de Jogos de perguntas sobre Bullying

Baixe três opções de atividades com pergunta e resposta sobre bullying com base na idade:

  

Instruções para aplicar a atividade:

Explique o conceito de bullying de forma simples: Antes de iniciar a atividade, converse com os alunos sobre o que caracteriza o bullying, destacando que ele envolve ações repetidas que machucam ou excluem alguém. Use exemplos práticos e adequados à faixa etária.

Crie um ambiente de confiança: Reforce que a atividade não visa identificar culpados, mas sim promover a conscientização. Garanta que os alunos sintam-se à vontade para compartilhar suas opiniões e experiências, sempre respeitando os colegas.

Estimule o trabalho em grupo: Para algumas questões interpretativas, divida a turma em pequenos grupos e permita que discutam juntos antes de responder. O trabalho em equipe incentiva a troca de ideias e a construção coletiva de soluções.

Utilize dinâmicas interativas: Após a atividade escrita, promova uma roda de conversa, onde os alunos possam compartilhar as respostas e suas reflexões. Isso enriquece o debate e permite que eles pratiquem habilidades de comunicação e escuta.

Valorize as ações positivas: Ao finalizar, incentive os alunos a pensar em atitudes concretas que possam adotar no dia a dia para combater o bullying. Proponha que criem um mural ou uma campanha na escola sobre respeito e amizade.

Atividade Prática

1. O que é bullying?

a) Brincar de forma respeitosa com os amigos.
b) Machucar alguém propositalmente e repetidamente.
c) Fazer novas amizades na escola.
d) Compartilhar brinquedos com os colegas.

2. Qual dos comportamentos abaixo pode ser considerado bullying?

a) Dividir o lanche com um colega.
b) Rir de alguém porque ele veste roupas diferentes.
c) Ajudar um amigo que está triste.
d) Convidar todos os colegas para brincar juntos no recreio.

3. Leia o caso abaixo e responda:

História: O Desabafo de Maria

Maria é uma aluna que sempre gostou de ir à escola, mas ultimamente ela tem ficado triste. Alguns colegas começaram a zombar do seu jeito de falar e agora ninguém quer brincar com ela. Ela se sente isolada e já não tem vontade de participar das atividades.

Pergunta interpretativa:
Por que Maria se sente triste?




4. O que Maria pode fazer para se sentir melhor?

a) Contar para um professor ou responsável.
b) Deixar de ir à escola.
c) Zombar dos colegas também.
d) Fingir que não está magoada.

5. Se você estivesse no lugar de Maria, o que faria para lidar com essa situação?




6. Como você acha que os colegas de Maria deveriam agir para ajudá-la?

a) Continuar zombando de Maria.
b) Oferecer apoio e brincar com ela.
c) Ficar em silêncio para evitar problemas.
d) Excluir Maria do grupo de amigos.

7. Leia o diálogo abaixo e reflita:

Diálogo:

João: “Você viu como o Pedro sempre fica sozinho no recreio? Acho que ninguém quer brincar com ele.”
Ana: “É verdade, mas não sei o que fazer para ajudá-lo.”

Pergunta interpretativa:
O que Ana e João poderiam fazer para ajudar Pedro?




8. O que significa ser um espectador em uma situação de bullying?

a) Alguém que participa do bullying ativamente.
b) Uma pessoa que vê o bullying acontecer, mas não faz nada para ajudar.
c) Alguém que conta para um professor.
d) Uma pessoa que defende a vítima.

9. Se você perceber que alguém está sendo excluído ou maltratado, o que você pode fazer?




10. Como podemos evitar o bullying na escola?




11. Leia a seguinte situação e responda:

Texto: O Dilema de Lucas

Lucas sempre gostou de contar histórias engraçadas para os amigos, mas ultimamente alguns colegas começaram a ridicularizá-lo por suas piadas. Agora, Lucas não quer mais participar das rodas de conversa e fica isolado durante o recreio.

Pergunta interpretativa:
Por que Lucas parou de contar piadas e se afastou dos colegas?




12. O que os amigos de Lucas poderiam fazer para que ele voltasse a se sentir bem?

a) Continuar zombando das suas piadas.
b) Convidá-lo para participar das conversas sem julgá-lo.
c) Ignorar Lucas porque ele é “chato”.
d) Zombar ainda mais para que ele mude de comportamento.

13. Qual das situações a seguir não é um exemplo de bullying?

a) Apelidar repetidamente um colega de forma ofensiva.
b) Excluir uma criança das brincadeiras todos os dias.
c) Dois colegas discutem uma vez e depois fazem as pazes.
d) Esconder os pertences de um colega de forma intencional e frequente.

14. O que você faria se fosse vítima de bullying?




15. Por que é importante respeitar as diferenças entre os colegas?




16. Escreva uma frase explicando como você pode contribuir para um ambiente escolar mais acolhedor.




17. Leia o seguinte trecho e reflita:

Trecho: Respeito e Empatia na Escola

Na nossa escola, cada aluno tem o direito de ser tratado com respeito. Quando agimos com empatia, nos colocamos no lugar do outro e entendemos como nossas atitudes podem impactar os sentimentos dos colegas. Isso nos ajuda a construir um espaço onde todos se sintam bem-vindos e felizes.

Pergunta interpretativa:
Por que o respeito e a empatia são importantes no convívio escolar?




18. Após ler o texto, como você pode mostrar empatia no dia a dia com seus colegas?




19. Se você presenciasse uma situação de bullying, o que faria?




20. Escreva sobre uma vez em que você ou um colega precisou de ajuda na escola. Como essa situação foi resolvida e o que você aprendeu?




21. O que podemos fazer para que ninguém se sinta excluído na nossa sala de aula?




22. Escreva três atitudes que você pode adotar para garantir que todos os colegas se sintam bem na escola.




23. Como o diálogo entre colegas pode ajudar a resolver conflitos e evitar o bullying?




24. Reflexão final:

Pense em como seria a escola ideal, onde ninguém sofre bullying e todos se respeitam. Descreva as características dessa escola e como os alunos, professores e funcionários agem nesse ambiente.





Conclusão

A atividade propõe reflexões essenciais para que os alunos do 3º ano compreendam o que é bullying e como evitar esse comportamento. Através de perguntas diretas e situações interpretativas, as crianças têm a oportunidade de pensar em soluções e mudanças de atitude que podem impactar positivamente o convívio escolar.

Estimular a empatia e o diálogo é fundamental para criar um ambiente mais inclusivo e solidário, onde todos se sintam respeitados e valorizados.